Orientações necessárias | I - Condições para a coleta
- Não há necessidade de dieta específica para a realização do teste, mas é recomendada uma alimentação rica em fibras para facilitar a evacuação.
- Pacientes constipados podem utilizar o laxante Tamarine® ou supositório de glicerina.
- Três dias antes da coleta e no dia do exame, o cliente deve seguir rigorosamente as seguintes instruções:
-- Não ingerir quantidade excessiva de bebidas alcoólicas;
-- Não utilizar medicamentos que irritem a mucosa gástrica, tais como Aspirina®, antiinflamatórios não-esteróides e corticosteróides. Entretanto, a suspensão de qualquer medicamento deve ter o consentimento do médico assistente.
II - Material
- Todo o material de uma evacuação precisa ser colhido.
- A amostra não deve ser contaminada com urina.
- O material não pode ser colhido do vaso sanitário.
- Para crianças que usam fralda ou que estão com diarréia, a amostra pode ser obtida por meio de saquinho do tipo "coletor de urina" e entregue nesse mesmo invólucro.
III - Interferentes
- A amostra não pode ser colhida durante o período menstrual ou quando houver sangramento de hemorróidas. Neste caso, o cliente deve aguardar no mínimo 48 horas após o sangramento ter cessado.
- Em caso de uso de contraste radiológico por via oral, é necessário aguardar 72 horas para a coleta.
IV - Condições para o envio do material
- O material precisa ser entregue até 12 horas após a coleta se for mantido refrigerado (2-8 ºC).
- A amostra não pode ser congelada.
V - Observações
- Caso sejam solicitadas três amostras de sangue oculto, a coleta deve ser feita em três dias consecutivos ou a critério do médico assistente.
|
Interpretação e comentários | - O exame é útil como teste de triagem no diagnóstico precoce do câncer dos cólons, em indivíduos acima dos 40 anos, e na detecção de outras lesões da mucosa das porções baixas do trato digestivo que apresentem sangramento. Em vários países, o câncer colorretal é o segundo na lista dos tumores humanos. Em indivíduos acima de 50 anos, o risco do desenvolvimento desse tipo de neoplasia é de aproximadamente 530 em 10.000. Uma das estratégias para diagnosticar estágios precoces de câncer colorretal se baseia na detecção do sangramento causado pelo tumor.
- A pesquisa utiliza um anticorpo monoclonal anti-hemoglobina humana (contra a porção globina da Hb humana) específico para os subtipos HbA2, HbA, HbF e HbS, o qual não sofre interferência da hemoglobina de boi, porco, peru, cabra, carneiro, coelho e aves. Não há reação cruzada com a peroxidase de alimentos - e, portanto, não há necessidade de dieta prévia -, com medicamentos que contêm ferro e com bilirrubina em níveis de até 30 mg/dL.
- É possível detectar sangue nas amostras a partir de 0,050 mg de hemoglobina/g de fezes. O método, porém, não identifica a perda fisiológica gastrointestinal de sangue (de 0,5 a 1,5 mL/dia). A natureza da metodologia utilizada (anticorpo monoclonal anti-hemoglobina humana) confere elevada especificidade ao teste, mas necessita da integridade antigênica da hemoglobina. Em decorrência disso, o resultado negativo não exclui a possibilidade de haver sangramento digestivo alto. A sensibilidade do teste é estimada em 40% e a especificidade está entre 96% e 98%.
|