Orientações necessárias | I - Informações sobre o procedimento
- Este procedimento tem a finalidade de tratar as varizes esofágicas e/ou gástricas por via endoscópica.
II - Critérios de realização
- A obliteração de varizes esofágicas e/ou gástricas é realizada somente em maiores de 16 anos, mediante a apresentação de pedido médico.
- O procedimento é feito no Valdevino Hospital-Dia, sob anestesia, e deve ser marcado somente após o contato do médico da Endoscopia do Valdevino com o cliente ou com seus responsáveis.
- A presença de um acompanhante adulto desde o momento da chegada do cliente até o término do procedimento é uma condição indispensável para a execução da obliteração de varizes. No caso de clientes com menos de 18 anos, o acompanhante obrigatoriamente precisa ser um responsável legal.
- Para se submeter à obliteração de varizes, o cliente deve ter resultados recentes de hemograma, tempo de protrombina e contagem de plaquetas. Além disso, é necessário apresentar endoscopias anteriores.
III - Interferentes
- Medicações anticoagulantes, como varfarina (Marevan®, Coumadin®), clopidogrel (Plavix®) e ticlopidina (Ticlid®), devem ser suspensas de cinco a sete dias antes do procedimento, evidentemente sob supervisão do médico assistente. Contudo, quem toma ácido acetilsalicílico (Aspirina®, AAS®, Melhoral®, Bufferin®, etc.) não precisa parar de usar esse medicamento.
- Nos cinco dias que antecedem a intervenção, o cliente não pode fazer exames com contraste por via oral, como é o caso de raios X de trânsito intestinal.
IV - Preparo
NA VÉSPERA DO PROCEDIMENTO
- O cliente deve fazer um jantar leve, evitando comida gordurosa.
- Nas 24 horas que antecedem o procedimento, é necessário suspender a ingestão de bebidas alcoólicas.
NO DIA DO PROCEDIMENTO
- O procedimento requer um período de jejum de oito horas, até mesmo de líquidos.
ATENÇÃO:
- Não é possível realizar outros exames invasivos da região abdominal no mesmo dia, a exemplo da colonoscopia.
V - Tempo de duração
- O procedimento dura, em média, 40 minutos, incluindo o preparo. Ao término da intervenção, o cliente precisa repousar uma hora.
VI - Cuidados após o procedimento
- O cliente tem de permanecer na recuperação do Valdevino Hospital-Dia até que seja liberado pelo médico anestesista, devendo deixar o local somente acompanhado.
- Devido ao uso de anestesia, não é possível dirigir automóvel nem outros veículos durante todo o dia após a obliteração de varizes esofágicas e /ou gástricas.
- Pelo mesmo motivo, durante um período de aproximadamente oito horas depois do procedimento, o indivíduo não pode realizar tarefas que necessitem de atenção, tais como mexer com máquinas e objetos cortantes.
- O cliente deve repousar no restante do dia, alimentando-se conforme recomendação médica e evitando bebidas alcoólicas.
- A medicação usada na anestesia pode ocasionar um período curto de amnésia.
- Na presença de dor, de falta de ar ou de qualquer outro sintoma, convém contatar o médico da Endoscopia do Valdevino por meio da Central de Atendimento ao Cliente.
|