Resultado On-line

Exames

Nome do Exame:

Nasofibrofaringolaringoscopia

Orientações necessárias

I - Informações sobre o exame - A nasofibrofaringolaringoscopia é um exame que avalia as estruturas existentes nas cavidades nasais, faringe e laringe por meio de um endoscópio flexível de pequeno diâmetro. É indolor e as imagens obtidas são registradas em fotos e em vídeo. II - Critérios de realização - Este exame é realizado somente com solicitação médica. - Este exame é realizado em adultos e em crianças a partir de 8 anos de idade. - Clientes menores de 18 anos deverão vir acompanhados de um adulto responsável. III - Preparo - Este exame não necessita de preparo. IV - Observação - Em caso de criança, convém salientar que não será possível a realização do exame se não houver colaboração. Isto só pode ser avaliado pelo médico do setor no momento do exame. - Pela metodologia utilizada, não é possível a realização de biópsia e/ou fazer avaliação da deglutição.

Método

Avalia as estruturas contidas nas cavidades nasais; na rinofaringe; na orofaringe e na laringe. Realizado com videoendoscópio flexível, de calibre fino (3,2 mm), para visualização das cavidades nasais, faringe e laringe. Documentado em fotos, vídeo e, quando indicado, também por meio da gravação da voz.

Interpretação e comentários

- Esta avaliação está indicada para portadores de doenças de diferentes origens, localizadas nas cavidades nasais, na faringe e na laringe, que afetam a respiração, a deglutição, a voz e a fala. A relação de afecções e alterações que podem ser estudadas por este método inclui rinite alérgica, sinusites, desvio do septo nasal, hipertrofia das conchas nasais, polipose, cistos das fossas nasais, hipertrofia da amígdala faríngea, imperfuração coanal, incompetência/insuficiência velofaríngea, ronco e apnéia do sono, disfonias, rouquidão, pólipos, cistos, tumores, inflamações, infecções e malformações da laringe e refluxo gastroesofágico, entre outras.

Nefrograma, basal e após Captopril

Orientações necessárias

I - Informações sobre o exame - Este exame é realizado em duas etapas e o tempo de permanência no Valdevino é de 3 horas. - Na primeira etapa, que dura cerca de 45 minutos, realiza-se hidratação do cliente por via oral, administra-se o radioindicador por via endovenosa e obtêm-se as imagens em seguida. - Na segunda etapa, que é realizada 1 hora após o término da primeira etapa e dura cerca de 45 minutos, realiza-se hidratação e administração de captopril 25 mg por via oral e obtêm-se novas imagens. II - Critérios de realização - Este exame é realizado somente com solicitação médica. - Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal. - O limite de peso para a realização da cintilografia é de 175 kg. - O procedimento não é feito em gestantes nem em mulheres que estejam amamentando. - É necessário informar os exames de Medicina Nuclear realizados nos últimos 30 dias, para verificar a necessidade de aguardar algum intervalo de tempo antes desse exame. - No dia do exame devem ser apresentados resultados anteriores, se houver, bem como trazer anotados os nomes dos medicamentos utilizados nos últimos 3 dias. - Ao agendar o exame, é necessário informar os medicamentos usados nos últimos 30 dias, para que sejam verificados os prazos de suspensão. Se o medicamento for estrangeiro ou fórmula, é necessário fornecer os nomes dos componentes. Entretanto, a interrupção de qualquer medicamento deve ter ordem expressa do médico assistente. - Caso o cliente tenha feito radiografia ou tomografia com contraste oral ou intravenoso ou cateterismo cardíaco, tem de haver um intervalo de sete dias entre o nefrograma e qualquer um desses procedimentos.

Método

Cintilográfico com radioisótopo

Interpretação e comentários

- Para a realização do exame, o cliente é submetido a hidratação oral e recebe, por via endovenosa, a D,D etilenodicisteína marcada com tecnécio-99m (EC-Tc99m). Em seguida, são feitas tomadas de imagens em câmara de cintilação. Na segunda fase, repete-se todo o procedimento, mas com a administração prévia de captopril por via oral, uma hora antes da aquisição das imagens. - O radioindicador administrado é excretado pelos túbulos renais e permite avaliar a perfusão sangüínea renal, a posição e a forma dos rins, os dados urodinâmicos (diferenciação entre alteração hipotônica, indeterminada e obstrutiva) e a função renal relativa. Por meio do estudo sob efeito dos inibidores da enzima conversora da angiotensina I, em alguns casos o exame pode definir se a origem da hipertensão é renovascular.

Nefrograma, radioisotópico

Orientações necessárias

I - Informações sobre o exame - Neste exame, administra-se o radioindicador por via endovenosa e as imagens são obtidas em seguida. - Para a realização deste exame, o cliente precisa permanecer imóvel no aparelho cerca de 30 minutos. Dessa forma, recomenda-se que o procedimento seja marcado com anestesia para crianças sabidamente não colaborativas e para adultos que tenham dificuldade de colaborar. - No caso de não ter havido colaboração do cliente, os exames agendados sem anestesia devem ser remarcados com anestesia. II - Critérios de realização - Este exame é realizado somente com solicitação médica. - Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal. - O limite de peso para a realização da cintilografia é de 175 kg. - O procedimento não é feito em gestantes nem em mulheres que estejam amamentando. - É necessário informar os exames de Medicina Nuclear realizados nos últimos 30 dias, para verificar a necessidade de aguardar algum intervalo de tempo antes desse exame. - Devem ser apresentados resultados anteriores, se houver. - Ao agendar o exame, é necessário informar os medicamentos usados nos últimos 30 dias, para que sejam verificados os prazos de suspensão. Se o medicamento for estrangeiro ou fórmula, é necessário fornecer os nomes dos componentes. Entretanto, a interrupção de qualquer medicamento deve ter ordem expressa do médico assistente. - Caso o cliente tenha feito radiografia ou tomografia com contraste oral ou intravenoso ou cateterismo cardíaco, tem de haver um intervalo de sete dias entre o nefrograma e qualquer um desses procedimentos.

Método

Cintilográfico com radioisótopo

Interpretação e comentários

- Para este exame, o cliente é submetido a hidratação oral e recebe, por via endovenosa, a D,D etilenodicisteína marcada com tecnécio-99m (EC-Tc99m). Em seguida, são feitas tomadas de imagens em câmara de cintilação. - O radioindicador administrado é excretado pelos túbulos renais e permite avaliar a perfusão sangüínea renal, a posição e a forma dos rins, os dados urodinâmicos (diferenciação entre alteração hipotônica, indeterminada e obstrutiva) e a função renal relativa. - O exame auxilia o diagnóstico diferencial de rejeição e necrose tubular aguda, assim como a detecção de obstruções venosas e arteriais após transplante renal e o diagnóstico de hipertensão de origem renal. Veja também o nefrograma com captopril.

Nefrolitíase, Perfil Metabólico

Jejum

- Para todas as idades, jejum mínimo de 8 horas

Orientações necessárias

I - Fases do exame - O teste é realizado em dois dias que, preferencialmente, devem ser consecutivos. - A primeira etapa dura seis horas, durante as quais são efetuadas coletas seriadas de urina e uma coleta de sangue. - A segunda etapa do exame ocorre no dia seguinte, ou, eventualmente, até um dia antes da liberação do resultado da primeira fase, e tem duração de cerca de uma hora. Essa fase compreende apenas uma coleta de urina. II - Contra-indicações - Este teste não deve ser feito durante crise de dor, infecção renal e/ou sangramento visível na urina. - Em caso de ocorrer diarréia nos dois dias que antecedem a prova, ou mesmo no dia de sua realização, o cliente precisa suspender o exame e agendá-lo para outra data. III - Medicamentos - O cliente deve suspender o uso dos medicamentos não absolutamente indispensáveis por, pelo menos, três dias antes do exame, com o consentimento do médico assistente. - Da mesma forma, diuréticos, corticosteróides e medicamentos para hiperuricemia precisam ser suspensos durante uma semana antes da prova, também com o aval do médico responsável. - O indivíduo não pode usar antibióticos durante a prova, devendo aguardar no mínimo três dias após o término do exame para iniciar algum tratamento do gênero. IV - Preparo - O cliente pode manter sua alimentação habitual ou, então, seguir dieta, conforme solicitação médica. - Entre 21 e 24 horas do dia anterior, é necessário ingerir 500 mL de água (no caso de adulto) ou 10 mL de água/kg de peso (no caso de crianças que pesam até 30 kg). Esse volume pode ser tomado aos poucos. - Na véspera do exame, laxantes não devem ser utilizados. - No dia da prova, o cliente precisa comparecer ao Valdevino às 7 horas da manhã, em jejum de oito horas, para a realização da coleta de sangue. Para os exames de urina, não é necessário colher a primeira urina da manhã. - Não podem ser realizados exames radiológicos com contraste iodado endovenoso antes deste teste (nos mesmos dias de coleta). - Para mulheres, o ideal é não realizar esta prova durante o período menstrual.

Método

- Creatinina: Cinético colotimétrico. - Ácido úrico: Enzimático colorimétrico. - Cálcio: Colorimétrico. - Fósforo: UV. - AMP cíclico urinário: Ensaio de ligação protéica competitiva utilizando proteíno-quinase de músculo.

Valor de referência

- Os valores de referência para adultos são: - Cálcio sérico - 8,4 a 10,2 mg/dL - Fósforo sérico - 3,8 a 5,9 mg/dL para homens e 3,9 a 6,1 para mulheres - Ácido Úrico sérico - 3,4 a 7,0 mg/dL para homens e 2,4 a 6,0 mg/dL para mulheres - Creatinina sérica - 0,8 a 1,2 mg/dL para homens e 0,6 a 1,0 para mulheres - Cálcio urinário pré sobrecarga - até 0,100 mg de cálcio por dL de filtrado glomerular - Cálcio urinário pós sobrecarga - até 0,270 mg de cálcio por dL de filtrado glomerular - AMP cíclico pré sobrecarga - 1,7 a 3,9 nmol/dL de filtrado glomerular - AMP cíclico pós sobrecarga - 1,0 a 3,3 nmol/dL de filtrado glomerular - Ácido úrico urinário - até 38 mg/hora para homens e até 34 mg/hora para mulheres - Cistina: 0 a 1 mês: 50,9 a 160,3 mg/g de creatinina ( 212 a 658 micromol/g de creatinina) 1 a 24 meses: 16,3 a 170,4 mg/g de creatinina (68 a 710 micromol/g de creatinina) 2 a 18 anos: 6,0 a 30,0 mg/g de creatinina (25 a 125 micromol/g de creatinina) Acima de 18 anos: 10,3 a 50,4 mg/g de creatinina (43 a 210 micromol/g de creatinina) - Densidade urinária - entre 1,003 e 1,035 - pH urinário - entre 5,4 e 6,5 - Sedimento - leucócitos e hemácias abaixo de 20.000/mL

Interpretação e comentários

- Este exame é útil na avaliação do indivíduo com calculose urinária de repetição, propiciando o encontro de causas primárias para a formação de cálculos. O método avalia os metabolismos do cálcio, do fósforo, do ácido úrico e da cistina, assim como a função das paratiróides, além de investigar a presença de infecção urinária e de distúrbio de acidificação urinária. O resultado deste perfil é interpretativo e os vários dados são analisados em conjunto para a emissão do relatório final.

Neisseria gonorrhoeae, Anticorpos, soro

Jejum

- Para todas as idades, jejum mínimo de 4 horas

Orientações necessárias

- É necessário trazer documento de identidade (RG).

Método

- Fixação do complemento.

Valor de referência

SORO: - Ausência de anticorpos: inferior a 1/8.

Interpretação e comentários

- O teste é útil no diagnóstico diferencial das artrites de causa desconhecida. Títulos elevados de anticorpos auxiliam o diagnóstico da artrite gonocócica.

Neisseria gonorrhoeae, Cultura de

Neisseria gonorrhoeae, Detecção do DNA por PCR, Vários Materiais

Orientações necessárias

- Este teste pode ser realizado em amostras de swab endocervical, swab uretral, raspado de parede vaginal, secreção vaginal ou urina. - O exame é feito somente com pedido médico quando se tratar de análise de raspado de colo uterino de gestantes ou de mulheres virgens. Neste último caso, a coleta precisa ser agendada previamente. - Menores de 18 anos têm de estar acompanhados de um adulto responsável no dia do exame. - Antes de colher a urina de primeiro jato, o cliente deve ficar duas horas sem urinar. - As coletas de swab uretral masculino são realizadas de segunda a sábado das 7 às 12 horas, em todas as Unidades de Atendimento. No período da tarde, de segunda a sexta, somente nas Unidades Ibirapuera (até às 18 horas) e Paraíso (até às 21 horas). Aos domingos e feriados, das 7 às 12 horas, somente na Unidade Paraíso.

Método

- Detecção do DNA de Neisseria gonorrhoae pelo método da Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) utilizando-se kit comercial fabricado por Roche Diagnostics Systems.

Valor de referência

- Negativo.

Interpretação e comentários

- O teste para detecção do DNA de Neisseria gonorrhoeae é um recurso laboratorial particularmente útil no diagnóstico de infecção em mulheres, que, com freqüência, são assintomáticas e podem evoluir para doença inflamatória pélvica ou salpingite aguda, se não tratadas. Para esses casos, o método molecular apresenta maior sensibilidade e especificidade que os exames microbiológicos clássicos. Já em homens, a gonorréia determina uretrite anterior aguda, facilmente diagnosticada pela análise direta do exsudato purulento corado pelo Gram.

Neisseria gonorrhoeae, Gram

Orientações necessárias

Exame realizado em secreção vaginal e/ou secreção cervical, secreção uretral ou urina de 1º jato.

Método

- Exame microscópico após coloração pelo método de Gram.

Valor de referência

- Negativa.

Interpretação e comentários

O exame é util no diagnóstico de infecção gonocócica onde verificamos a presença de diplococos Gram negativos intra ou extracelulares com características de Neisseria gonorrhoeae.

Neoplasia Endócrina Múltipla, Tipo 2A, sangue total

Orientações necessárias

- Este exame é realizado somente com solicitação médica. - A coleta de sangue para o exame só pode ser feita após a realização de entrevista de Aconselhamento Genético, que precisa ser agendada previamente. - Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um adulto responsável no dia do teste.

Método

- Seqüenciamento completo dos exons 8, 10, 11, 13, 14, 15 e 16 do proto-oncogene RET. Este gene apresenta mutações descritas em literatura como associadas à Neoplasia Endócrina Múltipla Tipo 2 (MEN2) e ao Carcinoma Medular de Tireóide Familiar (FMTC).

Valor de referência

- O resultado será acompanhado de um relatório interpretativo.

Interpretação e comentários

- A MEN-2 apresenta padrão de herança autossômica dominante e está associada a mutações ativadoras no proto-oncogene RET. A análise das alterações genéticas no DNA de indivíduos afetados envolve a amplificação das seqüências correspondentes aos éxons 10, 11, 13, 14 e 16. Mais de 95% dos casos de MEN-2a e de 85% dos casos de FMTC se associam a mutações que afetam um dos códons (609, 611, 618 e 620) no éxon 10 ou o códon 634 no éxon 11. Da mesma forma, mais de 95% dos portadores de MEN-2b têm uma mutação germinativa no códon 918 do éxon 16. A identificação dessas alterações pode ser usada para o diagnóstico, para o acompanhamento clínico de pessoas em risco, devido à história familiar, ou para a distinção entre casos familiares e esporádicos da doença. Para os casos em que se deseja pesquisar uma mutação conhecida nos parentes do caso-índice, o Valdevino disponibiliza um teste confirmatório com esta finalidade. Convém lembrar que os testes de predisposição genética ao câncer trazem uma série de implicações para o

Neurocisticercose, Anticorpos, líquor

Orientações necessárias

I - Material - Este exame é realizado para a pesquisa de cisticercose ou teníase, feita em liquor colhido no Valdevino ou enviado. II - Para coletas no Valdevino - A detecção de anticorpos contra cisticercos complementa o exame de liquor, sendo necessário o agendamento prévio de um exame de liquor completo. III - Para materiais enviados - As amostras precisam ser colhidas em frasco estéril, com 2,0 mL de liquor, devendo ser mantidas refrigeradas e entregues até 48 horas após a coleta, no máximo.

Método

- Fixação do complemento (Weinberg). - Hemaglutinação passiva. - Imunofluorescência. - Imunoenzimático (ELISA) IgG.

Valor de referência

- Não reagente em todas as reações.

Interpretação e comentários

- Normalmente, a neurocisticercose em fase ativa apresenta características liquóricas bem definidas, como o encontro de eosinófilos, o aumento dos teores protéicos, a elevação de gamaglobulina e a presença de bandas oligoclonais. Esses achados, porém, são inespecíficos e podem ocorrer em outras doenças infecciosas. - A reação de Weinberg é feita em todos os exames de liquor como triagem para a neurocisticercose, dada a grande freqüência dessa doença em nosso meio. A positividade do exame impõe a realização de testes mais sensíveis. - Os métodos de imunofluorescência, hemaglutinação e Elisa apresentam boa especificidade e sensibilidade quando feitos em conjunto. - Convém ponderar que pode haver resultados falso-positivos nas amostras xantocrômicas e com aumento de proteínas.

Níquel, soro

Jejum

- Para todas as idades, jejum mínimo de 4 horas

Orientações necessárias

- É necessário trazer documento de identidade (RG).

Método

- Espectrofotometria de absorção atômica.

Valor de referência

0,5 a 1,7 ng/mL.

Interpretação e comentários

- O teste é útil no diagnóstico da intoxicação por níquel, decorrente de exposição ocupacional, em indivíduos que trabalham em indústrias de tintas, cerâmica, baterias e vidro.

Níquel, urina

Orientações necessárias

- Este exame é realizado em amostra de urina isolada. - O material deve ser mantido refrigerado e entregue no Valdevino até sete dias após a coleta.

Método

- Espectrofotometria de absorção atômica.

Valor de referência

Valor de Referência: até 8 microgramas/ L Indice Biológico Máximo Permitido (IBMP): 60 microgramas/L

Interpretação e comentários

- O teste é útil no diagnóstico da intoxicação por níquel, decorrente de exposição ocupacional, em indivíduos que trabalham em indústrias de tintas, cerâmica, baterias e vidro.

Nistagmografia, computadorizada

Orientações necessárias

I - Critérios de realização - Este exame é realizado em crianças a partir de 5 anos e em adultos, incluindo pessoas com deficiência visual. - Preferencialmente, o cliente não deve estar com dor de ouvido no dia do teste. II - Preparo - Nas 24 horas que antecedem o exame, o cliente não pode fumar nem tomar bebida alcoólica, café, chá preto, refrigerantes e chocolate. - É necessário fazer uma dieta leve antes do teste e comparecer ao Valdevino sem lentes de contato e sem maquiagem. - Se possível, o uso de medicamentos contra vertigem (Antigeron, Dramamine, Dramin, Dramin B6, Flunarin, Sibelium, Stugeron, Sureptil, Vertix, Vertizine e Vontrol)® deve ser suspenso 24 horas do exame, com o consentimento do médico assistente.

Método

- Analisa a variação do potencial córneo-retinal, captado por eletródios colocados perto dos olhos ou por sensores infravermelhos, nas derivações horizontal e vertical, investigando o funcionamento do sistema vestibular e suas interrelações com o cérebro. Consta das seguintes provas: nistagmo de posição e de posicionamento, nistagmo espontâneo, semi-espontâneo, movimentos sacádicos fixos e randomizados, rastreio pendular, provas optocinéticas e prova calórica. No Valdevino, a prova calórica é realizada com ar, e não com água. A comparação entre os estímulos e as respostas, permite analisar os seguintes parâmetros: latência, acurácia, velocidade, simetria e ganho em diversas provas.

Valor de referência

- Vertigem e nistagmo posicional e de posicionamento: ausentes - Nistagmo espontâneo: ausente com olhos abertos e presente até 6 graus por segundo de olhos fechados - Nistagmo semi-espontâneo: ausente - Nistagmo optocinético: simétrico, sem alterações de ganho - Rastreio pendular: tipo I ou II, sem alterações de ganho - Movimentos sacádicos fixos ou randomizados: sem alterações de latência, acurácia e velocidade - Prova calórica com ar: simétrica, preponderância direcional de até 15% ou predomínio labiríntico de até 18% , entre 2 e 28 graus por segundo, com efeito inibidor da fixação ocular

Interpretação e comentários

- O exame consegue identificar e localizar as alterações funcionais vestibulares, periféricas e centrais, além de caracterizar sua intensidade e seu prognóstico. A sensibilidade deste teste na detecção de sinais de comprometimento vestibular em indivíduos vertiginosos é superior à da vectonistagmografia, principalmente quando associada à auto-rotação cefálica. - O método está indicado na avaliação de pessoas com vertigens ou outros tipos de tontura, quedas, perdas auditivas neurossensoriais, zumbidos, náuseas e outras manifestações neurovegetativas, assim como em síndromes do tronco encefálico e cerebelo, distúrbios de desenvolvimento motor e/ou de linguagem na criança, mau rendimento escolar e síndrome do pânico. Além de contribuir para o diagnóstico, a nistagmografia é atualmente muito importante para monitorizar a evolução dos indivíduos em todos os tipos de tratamento que envolvem as condições e doenças descritas anteriormente.

Nitrazepam, dosagem, soro

Jejum

- Para todas as idades, jejum mínimo de 3 horas

Orientações necessárias

- O cliente deve estar com a dosagem estável da medicação há pelo menos dois dias, mantendo o horário regular de tomada do medicamento. - Caso o medicamento seja usado apenas uma vez ao dia, a coleta deve ser feita de 12 a 24 horas após a tomada. - Caso o medicamento seja usado duas ou mais vezes ao dia, a coleta deve ser feita dentro do período de uma hora antes da hora habitual. - Em caso de suspeita de intoxicação, pode ser colhida a qualquer momento (anotar o horário da tomada).

Método

- Cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC).

Valor de referência

- Nível terapêutico: 30 a 100 ng/mL. - Nível tóxico: superior a 200 ng/mL.

Interpretação e comentários

- Este exame é útil para o acompanhamento de indivíduos que fazem uso de nitrazepam, um benzodiazepínico empregado como ansiolítico, hipnótico e miorrelaxante e também no controle agudo de crises epilépticas. A determinação do nível sérico dessa substância tem o objetivo de verificar se a medicação se encontra em níveis terapêuticos ou tóxicos. A intoxicação se caracteriza por sonolência excessiva, tontura e desequilíbrio. Crianças podem apresentar aumento da secreção pulmonar com o uso do medicamento.

Unidades de Atentimento

MATRIZ: Rua Santos Dumont, 145
Centro - João Pessoa - PB
Fone/Fax: (0xx83) 3221-5382 / 3221-5016

FILIAL: Av. Cruz das Armas, 58
Jaguaribe - João Pessoa - PB
Telefone: (0xx83) 3506 - 5610
(0xx83) 3506 - 1056

FILIAL: Marí-PB
Rua Gentil Lins, 24
Telefone: (0xx83) 3287-2043
Celular: (0xx83) 9984-7032

Laboratório Dr. Valdevino - Rua Santos Dumont, 145 - Centro - João Pessoa - PB - Fone: (0XX83) 3221-5016